E a 1 de julho... o tabaco aumenta!

É fumador? Então não vai gostar de saber que o tabaco vai aumentar.

E a 1 de julho... o tabaco aumenta!
O aumento está previsto no Orçamento do Estado de 2016

Os fumadores andavam a ver se as coisas não alteravam, mas não tiveram sorte. O imposto sobre o tabaco vai mesmo aumentar, o que quer dizer que cada maço de tabaco vai passar a custar mais. 

Segundo notícia avançada, o tabaco só irá manter o preço atual até dia 30 de junho. No dia 1 de julho, os fumadores que forem comprar tabaco, já vão sentir um ligeiro aumento. Esta medida está prevista no Orçamento do Estado para 2016 e, segundo a portaria do Ministério das Finanças, “as embalagens individuais de cigarros, que tenham aposta a estampilha especial referida no número anterior [antigas], só podem ser objeto de comercialização e venda ao público até 30 de junho de 2016”.

Passando à prática, podemos considerar que cada maço de tabaco vai aumentar em média sete cêntimos. 

Mas as mudanças não se ficam por aqui. Em comunicado à Lusa, “além do aumento do preço, a estampilha de selagem do tabaco deixa de ser vermelha para passar a ser verde”. É premente relembrar que esta estampilha vermelha tinha sido definida em julho de 2015, ainda pelo anterior Executivo de Pedro Passos Coelho. 

 

E o tabaco de enrolar?

Segundo notícia avançada, o tabaco de enrolar também vai sofrer um aumento que rondará 1,4 por cento. Ainda assim, o ministério avança que “o tabaco destinado a cigarros de enrolar com o preço definido em 2015 só pode ser vendido ao público até 20 de maio de 2017”, conclui.


Veja também: