Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
01 Jul, 2014 - 09:13

600 mil portugueses sem prestações sociais

Margarida Ferreira

Embora o número de desempregados esteja a diminuir em Portugal, são cada vez mais aqueles que não recebem qualquer apoio do Estado. Em Maio, o número de prestações sociais pagas diminuiu drasticamente.

600 mil portugueses sem prestações sociais

Os dados referentes ao mês de Maio que nos chegam do Instituto de Emprego e Formação Profissional não são os mais animadores. De acordo com notícia avançada hoje, o Governo cortou os apoios sociais a mais de 600 mil pessoas. Só em Maio, os dados da Segurança Social assumem que só 53% das pessoas que não têm trabalho receberam prestações de apoio, seja subsídio de desemprego, de desemprego inicial, subsequente ou prolongamento do subsídio social de desemprego.

A verdade é que paralelamente a estes dados tem sido igualmente notícia que a taxa de desempregados em Portugal tem vindo a diminuir. No entanto, sabemos agora que mais de metade dos desempregados no país não está a receber qualquer tipo de apoio ou prestações sociais do Governo.<
JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.
Mais concretamente, é notícia que em Maio “as prestações de desemprego deixaram de fora 412 mil pessoas, o número de crianças a receberem abono de família caiu quase 10 mil em termos homólogos, mais de 45 mil pessoas perderam o Rendimento Social de Inserção, mais de 38 mil idosos já não têm Complemento Solidário e 2389 crianças e jovens ficaram sem subsídio de educação especial”. Em suma, existem neste momento cerca de 500 pessoas que perderam prestações sociais.

Actualmente, registaram-se em Maio cerca de 640 mil pessoas sem trabalho, números que têm de ser analisados com o cuidado devido, uma vez que existem portugueses sem trabalho que pelos mais diversos motivos não são contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.



Veja também: