Clara Henriques
Clara Henriques
20 Ago, 2014 - 10:56

85 mais ricos do mundo têm tanto dinheiro como metade da população mundial

Clara Henriques

Num mundo cada vez mais globalizado, é notório que há uma diferença cada vez maior entre ticos e pobres. O dinheiro continua distribuído de forma pouco coerente e quem o diz é um estudo divulgado hoje.

85 mais ricos do mundo têm tanto dinheiro como metade da população mundial

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Há notícias que nos fazem pensar e esta é sem dúvida uma delas. Segundo um estudo da Oxfam, uma organização não Governamental, quase metade do dinheiro global é detido por 1% da população.
Fazendo as contas, há apenas 85 pessoas que sendo consideradas as mais ricas do mundo têm uma fortuna que equivale a à soma do dinheiro dos três milhões e meio de pessoas mais pobres do mundo. Assim sendo, só nestas 85 pessoas está concentrado o dinheiro de metade da população a nível mundial.
O estudo é divulgado na semana em que os mais ricos e com mais poder a nível mundial se vão reunir na Suiça a fim de debater os “desafios económicos e sociais que os países e as empresas enfrentam a nível global”.
Segundo a notícia, a Oxfam defende que “em muitos países, a extrema desigualdade económica é preocupante devido aos impactos perniciosos que a concentração de riqueza pode ter na equilibrada representação”.
Estes dados só indicam que de facto a desigualdade económica tem vindo a crescer significativamente nos últimos 30 anos, sendo um indicador a nível global: “A riqueza de 1% da população mais rica no mundo detêm 81 biliões de euros, ou seja, 65 vezes mais do que a riqueza total de metade da população global”, conclui a notícia.
Veja também: