A importância do investimento espanhol em Portugal

Espanha investiu cerca de 4,4 milhões de euros só nos primeiros nove meses de 2013. Este investimento assume uma forte importância para Portugal.

A importância do investimento espanhol em Portugal
O investimento de Espanha em Portugal é fundamental
  • Os primeiros três trimestres do ano registaram um investimento de 4,4 mil milhões de euros.

Em declarações prestadas na passada semana, o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, assegurou que o investimento bruto de Espanha em Portugal foi para além dos 4,4 mil milhões de euros. Estes dados foram registados apenas nos primeiros nove meses do ano, faltando por isso apurar o último trimestre de 2013.

Leonardo Mathias deslocou-se a Madrid para participar no encontro "Caminho da Internacionalização", uma iniciativa promovida pelo jornal Expresso e pela Caixa Geral de Depósitos. No âmbito da sua intervenção, o secretário de Estado Adjunto referiu que nos mesmo nove meses, o investimento de Portugal no mercado espanhol foi de mil milhões de euros.

Espanha na rota da internacionalização portuguesa

Numa altura em que a internacionalização e as relações externas são uma forte aposta do Governo português, é premente referir que só o investimento espanhol representa 20% do investimento estrangeiro em Portugal. Estes dados associados ao aumento das exportações, consolidam Espanha como um mercado fulcral para a internacionalização portuguesa. 

Apesar de 2013 ter sido um ano em que se registou uma queda no PIB (Produto Interno Bruto), os dados referentes à internacionalização e às exportações são positivos. Leonardo Mathias assegura que "Espanha é o mercado mais importante das exportações portuguesas, recebendo 24% do total. E este ano cresceu 9% apesar da queda do PIB em Espanha e está, até, a ganhar alguma quota de mercado, que aumentou de 3,9% em 2012 para 4,44% este ano".

Nos últimos anos, toda a conjuntura económica tem marcado de forma negativa os indicadores da economia portuguesa, mas a verdade é que nos últimos meses têm sido noticiados indicadores positivos relativos a algumas áreas, como sao exemplo as exportações ou o investimento no mercado interno.