Clara Henriques
Clara Henriques
26 Dez, 2013 - 17:57

A importância do investimento espanhol em Portugal

Clara Henriques

Espanha investiu cerca de 4,4 milhões de euros só nos primeiros nove meses de 2013. Este investimento assume uma forte importância para Portugal.

A importância do investimento espanhol em Portugal

Em declarações prestadas na passada semana, o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, assegurou que o investimento bruto de Espanha em Portugal foi para além dos 4,4 mil milhões de euros. Estes dados foram registados apenas nos primeiros nove meses do ano, faltando por isso apurar o último trimestre de 2013.

Leonardo Mathias deslocou-se a Madrid para participar no encontro “Caminho da Internacionalização”, uma iniciativa promovida pelo jornal Expresso e pela Caixa Geral de Depósitos. No âmbito da sua intervenção, o secretário de Estado Adjunto referiu que nos mesmo nove meses, o investimento de Portugal no mercado espanhol foi de mil milhões de euros.

Espanha na rota da internacionalização portuguesa

Numa altura em que a internacionalização e as relações externas são uma forte aposta do Governo português, é premente referir que só o investimento espanhol representa 20% do investimento estrangeiro em Portugal. Estes dados associados ao aumento das exportações, consolidam Espanha como um mercado fulcral para a internacionalização portuguesa. 

Apesar de 2013 ter sido um ano em que se registou uma queda no PIB (Produto Interno Bruto), os dados referentes à internacionalização e às exportações são positivos. Leonardo Mathias assegura que “Espanha é o mercado mais importante das exportações portuguesas, recebendo 24% do total. E este ano cresceu 9% apesar da queda do PIB em Espanha e está, até, a ganhar alguma quota de mercado, que aumentou de 3,9% em 2012 para 4,44% este ano”.

Nos últimos anos, toda a conjuntura económica tem marcado de forma negativa os indicadores da economia portuguesa, mas a verdade é que nos últimos meses têm sido noticiados indicadores positivos relativos a algumas áreas, como sao exemplo as exportações ou o investimento no mercado interno.