A Vaca: já abriu o primeiro talho de carne maturada em Lisboa

O primeiro talho de carne maturada do país fica em Lisboa: chama-se A Vaca, pertence a Pedro Vivo e é um conceito diferente dos demais talhos.

A Vaca: já abriu o primeiro talho de carne maturada em Lisboa
Carne velha mas boa, agora em Lisboa

A Vaca é o nome do primeiro talho de carne maturada no nosso país: o conceito e as regras deste talho são diferentes das dos outros talhos, uma vez que aqui não se procuram animais jovens, mas antes animais velhos, gordos e com uma alimentação saudável.

Carne maturada: um conceito diferente com mais sabor

A carne maturada só pode vir de animais gordos e velhos e com uma alimentação saudável – pastagens, cenouras, hortaliça, ervilhas, brócolos, entre outros legumes. Este tipo de alimentação contribui para que o animal ganhe uma gordura mais saudável.

Por isso, no A Vaca, Pedro Vivo – o proprietário – não procura animais jovens, mas antes velhos, para que possam, depois de abatidos, ser armazenados em câmaras durante um período de 15 a 20 dias. Depois dos tecidos terem descansado e ficado mais tenros, o animal é desmanchado e passado para as câmaras de maturação.

vacaFonte: A Vaca

Estas câmaras são locais onde a carne fica armazenada (até um período máximo de 60 dias) a uma determinada temperatura, embrulhada em panos específicos, até que a carne fique com uma camada exterior estragada. No talho, é possível ver as peças penduradas, com a carne escura e a gordura amarelada e estalada. Ao comprar uma peça de carne, a grande diferença aqui é que são retiradas as partes exteriores – transformadas em desperdício – e apenas o interior, de um vermelho vivo e mais agradável, é entregue ao cliente.

a vacaFonte: A Vaca

Temperado apenas com sal, o produto final é uma carne mais saborosa é muito mais saudável. É porque não há nada melhor do que experimentar, faça uma visita ao talho A Vaca – até porque o local tem atrações com toque de arte – e teste por si o sabor desta carne maturada.

INFO E CONTACTOS


Onde? Rua Abade Faria, 56A (Lisboa). Ver mapa
Horário: Seg-Sex 08h-13h / 14h-18h; Sáb 08h-12h

Veja também: