Este algoritmo edita fotografias em tempo real

O MIT e a Google juntaram-se para desenvolver um algoritmo que edita fotografias praticamente em tempo real.

Este algoritmo edita fotografias em tempo real
Para tirar as melhores fotos

Podemos começar a dizer adeus aos fotógrafos profissionais? Ou nada – nem mesmo um algoritmo – será capaz de substituir a sensibilidade fotográfica muitos possuem? Conheça o algoritmo que edita fotografias em menos de 20 milissegundos – praticamente em tempo real – e que promete revolucionar a forma como se captam fotografias.

Fotografias (quase) profissionais no momento

As melhores fotografias não se medem apenas pela sensibilidade do fotógrafo, pela máquina ou pelo número de megapixéis. Alguma parte da “magia” também é realizada por todo o software que intervém no processo de captação e edição – sendo que este último passo é, por vezes, a grande diferença entre uma boa fotografia e uma fotografia brilhante.

Recentemente, investigadores do MIT e da Google uniram esforços para desenvolver um algoritmo que promete revolucionar as fotografias captadas em todo o mundo, capaz de aperfeiçoar, em menos de 20 milissegundos, a fotografia que o utilizador pretende captar e que permite ver a versão editada da imagem no visor do telemóvel antes de o utilizador disparar para guardar a imagem.

Apesar de já se mostrar bastante avançado e competente, o algoritmo ainda está na fase de investigação. Espera-se que, no futuro, possa vir a ser aplicado às câmaras dos smartphones.

Veja também: