Nuno Margarido
Nuno Margarido
10 Nov, 2016 - 11:35

As maiores ameaças da vitória de Donald Trump à economia

Nuno Margarido

Qual é o efeito da vitória de Donald Trump sobre a economia mundial? Os especialistas esclarecem.

As maiores ameaças da vitória de Donald Trump à economia

Donald Trump venceu a corrida à presidência dos Estados Unidos da América. E agora? Que influência poderá essa vitória ter na economia mundial? E para a zona Euro? E para… Portugal? Já há especialistas a tentar antever como poderá ser o futuro.

“Esta vitória de Trump é mais surpreendente que o Brexit”, sublinhou Mike Rosenberg, professor da escola de negócios espanhola IESE, à agência Efe, elencando como temas essenciais a política comercial e os assuntos climáticos. “Trump pode trazer consigo um regresso ao protecionismo em todo o mundo“, esclareceu, relembrando ainda o risco de os Estados Unidos abandonarem o acordo de Paris, assinado em 2015 e que define as medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020.

Xavier Mena, docente catedrático de Economia da Escola Superior de Administração e Gestão (ESADE), notou também a possibilidade de Donald Trump menosprezar a cooperação internacional prevista no acordo de Paris mas esclareceu que o maior perigo poderá assumir caráter económico. “A administração Trump vai defender um isolacionismo económico, debilitando a relação com a Europa e levantando barreiras migratórias“, e ainda um “protecionismo comercial” ao promover a imposição de taxas “das importações da China e do México”, referiu.

Já Ignacio Lizarraga, da Monex Europe, empresa dedicada a câmbio monetário, considera que as propostas de Donald Trump seguem a linha do Brexit, podendo debilitar a moeda única e “pôr em causa o papel da União Europeia”.


Veja também: