Hugo Moreira
Hugo Moreira
14 Fev, 2012 - 00:00

Amortizar crédito habitação dá desconto

Hugo Moreira

Enquanto há uns tempos atrás, quem quisesse amortizar o seu empréstimo da casa pagava penalizações, agora tem direito a desconto. Afinal, amortizar o crédito habitação já compensa.

Amortizar crédito habitação dá desconto

A iniciativa parte do banco Millennium BCP que num projecto-piloto lançou um programa que incentiva as amortizações antecipadas de crédito à habitação.

A iniciativa está a ser alargada devido ao sucesso do projecto-piloto em meados de 2011 que tinha como objectivo a redução da carteira de crédito, melhorando o rácio de créditos sobre depósitos, uma das medidas definidas pela troika para o sistema bancário nacional. 

Este projecto incidiu sobre empréstimos com maior maturidade e taxas mais reduzidas, no entanto, como houve uma grande adesão de clientes que pretendiam amortizar uma parte do seu crédito, a iniciativa agora destina-se a um leque mais alargado de clientes.

Em vez das antigas penalizações para quem quisesse amortizar antecipadamente uma parte do crédito, agora o banco além de não cobrar essas penalizações, pode inclusivé, dependendo do valor da amortização, dar descontos sobre o capital amortizado.

Para já, apenas o BCP tem esta iniciativa em curso, no entanto, outros bancos admitem analisar caso a caso, perante situações de clientes que demonstrem a vontade de pagar antecipadamente os seus empréstimos, até porque isso os ajuda a alcançarem as metas estabelecidas pela troika.