Filomena Morais
Filomena Morais
19 Jul, 2017 - 05:18

Uma semana de animação cultural nas Aldeias do Xisto

Filomena Morais

As Aldeias do Xisto oferecem uma semana para celebrar a vida e saborear a terra com muita animação cultural: de 14 a 23 de julho.

Nos dias longos de verão apetece estar na rua, mergulhar no mundo e descobrir, sentir, saborear e celebrar a vida. E é isso que poderá fazer de 14 a 23 de julho nas Aldeias do Xisto.

Uma semana com animação, gastronomia, jazz, pesca e muito mais

Segundo a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, esta semana é uma oportunidade para que os visitantes conheçam as Aldeias do Xisto e experimentem uma vida diferente, mais livre e mais ligada às pessoas e ao ambiente. Além disso, há muito para vivenciar, desde as praias fluviais até à boa comida e ainda os encontros improváveis com o jazz.

placeholder-1x1

A Xisto Week celebra a gastronomia regional à mesa das Aldeias do Xisto. Durante essa semana, em vários restaurantes da região, pode-se provar os Menus Degustação que cada chefe irá propor com base nas tradições gastronómicas da região.

O XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto – acontece no dia 15 de julho, em Figueira (Proença-a-Nova), em que a contrabaixista Joëlle Leandre, uma das figuras dominantes da música europeia e mundial, apresenta o resultado da sua residência artística com mais 5 músicos. Concerto que levará, no dia seguinte, a Serralves.

placeholder-1x1

A 23 de julho, na Praia Fluvial de Peneda/Pego Escuro (Góis), Hamilton da Holanda, músico brasileiro que reinventou o bandolim, encanta com a sua música focada na beleza e na espontaneidade. Mas se preferir passar na Barroca (Fundão) ou nas Minas da Panasqueira, pode ser que se cruze com os DEMO- Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico. Eles estão em residência artística nesses lugares para prepararem um espetáculo multidisciplinar intitulado “Ventre da Terra”, inspirado na tradição e herança mineira destes lugares. O espetáculo é a 4 e 5 de Agosto, também na Barroca.

placeholder-1x1

As Aldeias do Xisto são a mãe d’água da Região Centro, pois têm algumas das melhores zonas balneares de rio, comprovadas pela atribuição anual da reconhecida Bandeira Azul.

De 13 a 16 de julho – na Sertã – o Festival do Maranho dá palco a uma das iguarias mais representativas do território.

No dia 16 de julho – em Aigra Nova (Góis) – é a vez do AigraCulturalhe dar a oportunidade de viver um dia na aldeia, sentir o seu espírito e conhecer as suas tradições.

De 21 a 23 de julho – no Sobral de São Miguel (Covilhã) – são os Xistrilhos que reavivam tradições com oficinas temáticas, animação de rua e venda de produtos locais.

No dia 23 de julho – em Pedrógão Grande – o Achigã Challenge – Circuito de Pesca das Aldeias do Xisto vai continuar a testar a perícia dos pescadores.

Muita animação a não perder nas Aldeias do Xisto no coração de Portugal.

Veja também: