Clara Henriques
Clara Henriques
02 Out, 2016 - 09:19

Sabia que os animais ajudam a reduzir os níveis de stress?

Clara Henriques

Quer reduzir os níveis de stress? Então arranje um animal.

Sabia que os animais ajudam a reduzir os níveis de stress?

A poucos dias da comemoração do Dia Mundial do Animal que se assinala a 4 de outubro, é premente fazer uma reflexão sobre a importância que eles têm na nossa vida. Sabemos que ter um animal de estimação é uma experiência única que muito nos ensina, mas um estudo agora publicado na revista Health assegura que “a presença de um animal de estimação ajuda a baixar os níveis de cortisol (a hormona do stress), especialmente após um momento de alta tensão”.

Para além da felicidade, calma e diversão que os animais de estimação nos transmitem, estes bichos que tornam qualquer casa mais cheia também ajudam a reduzir os níveis de stress, sendo que, segundo o estudo, os animais ajudam de tal maneira a reduzir os níveis de stress que, mesmo tento o pior dia de sempre, “quando se chega a casa e se interage com o amigo de estimação, tudo se esquece”.

Mas este contacto com os animais não ajuda só a reduzir os níveis de stress. Segundo o estudo, também a pressão arterial “beneficia com a presença do amigo de 4 patas”.

Das brincadeiras com o gato à boa disposição do cão, a verdade é que estes minutos podem fazer valer o dia, tornando-se momentos altamente terapêuticos que ajudam “a manter a calma e a concentrar as atenções naquilo que realmente importa”, conclui o estudo.


Veja também: