AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Ano letivo com apenas dois semestres?

Associação de diretores escolares sustenta que o ano letivo no ensino básico e secundário dividido em apenas dois semestres seria positivo para os alunos.

Ano letivo com apenas dois semestres?
Diretores escolares defendem proposta

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), acredita que a existência de apenas duas épocas de avaliação, uma em fevereiro e outra no final do ano letivo, seria benéfico para o sucesso educativo e para o combate ao abandono escolar.

Diretores e Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, reuniram no final de março onde foi apresentada a proposta da alteração, mas a Organização do Ano Letivo de 2016/2017 voltou a definir mais um ano letivo dividido em três períodos.

Este ano, e tendo em conta que as pausas coincidem sempre com o calendário religioso do Natal e da Páscoa, está previsto um ano letivo dividido num primeiro período de 67 dias, um segundo de 54 e um último de 29 dias. Consulte o Calendário Escolar 2016/2017.

"Por exemplo, um aluno que tem negativa nos dois primeiros períodos, fica desmotivado e não acredita que consegue recuperar num período de apenas 29 dias", defendeu Filinto Lima, sublinhando que "é preciso vontade política para fazer a mudança".

O presidente da ANDAEP admite que a proposta foi apresentada "um pouco tarde" para conseguir mudanças imediatas: "Estas medidas exigem discussão e debate, se bem que junto dos diretores e professores acolhem todo o interesse".

Veja também: