Há uma nova vida no antigo Cinema Europa

O antigo Cinema Europa deu lugar a um espaço cultural com uma biblioteca, uma ludo-biblioteca e uma sala polivalente.

Há uma nova vida no antigo Cinema Europa
Cultura atrai cultura

Todos sabemos que cultura atrai cultura. E foi com o intuito de a preservar que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu transformar o rés-do-chão do Antigo Cinema Europa num espaço cultural com uma biblioteca, uma ludo-biblioteca e uma sala polivalente.

Cultura para todos os gostos no Antigo Cinena Europa

O dia da reabertura não foi escolhido ao acaso. O Antigo Cinema Europa reabriu portas no passado dia 23 de abril, no Dia Mundial do Livro. E abriu portas completamente transfigurado, transformando-se agora num espaço cultural com uma biblioteca, uma ludo-biblioteca e uma sala polivalente.

A nova biblioteca, que integra a Rede BLX (Bibliotecas Municipais de Lisboa), vai funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 19 horas. Mas o antigo Cinema Europa terá muito mais do que livros e salas de leitura, esperando-se que venha a desenvolver várias atividades culturais.

De um dos edifícios mais emblemáticos do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, inaugurado ainda na década de 1930, sobra muito pouco –as colunas que sustentam o edifício e a escultura em alto-relevo de Euclides Vaz. O antigo Cinema Europa foi até transformado num edifício para habitação mas a CML decidiu “resgatar” o rés-do-chão para devolver a cultura a uma casa que sempre a tomou como sua.

“O nosso objectivo é que este seja um verdadeiro centro cultural de base local, muito ligado ao bairro, apesar de continuar integrado na rede de bibliotecas municipais de Lisboa, em que o catálogo continuará a ser disponibilizado em todas as bibliotecas da cidade”, afirmou Pedro Cegonho, presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, à Lusa.

INFO E CONTACTOS


Onde? Rua Francisco Metrass, 28D, 1350-142 Lisboa

Horário: 10 às 19 horas

Facebook: facebook.com/cinema-europa

Veja também: