Inês Silva
Inês Silva
10 Mai, 2017 - 09:05

Já pode submeter o IRS automático através de uma App

Inês Silva

A app IRS, lançada esta semana pela Autoridade Tributária, permite aos seus utilizadores entregarem a declaração automática de rendimentos.

Já pode submeter o IRS automático através de uma App

A app IRS oferece aos contribuintes a possibilidade de entregarem a sua declaração automática de rendimentos através do smartphone ou tablet. A aplicação móvel, disponibilizada pela Autoridade Tributária, pode ser utilizada por qualquer contribuinte que esteja abrangido pelo regime do IRS automático.

Este ano, rendimentos referentes a 2016, só têm direito a declarações automáticas de IRS os contribuintes que tenham auferido apenas rendimentos das categorias A e H, trabalho dependente e pensões, que não tenham dependentes a cargo, sem rendimentos provenientes do estrangeiro e que não tenham benefícios fiscais.

A app IRS permite também que os seus utilizadores consultem a sua situação e o estado da declaração de IRS referente ao ano de 2016 já entregue, sabendo desta forma quando chegará o momento do reembolso ou, em caso disso, a fatura para pagar.

A Autoridade Tributária, em comunicado, destaca que “a disponibilização desta nova app IRS é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”.

A app IRS é gratuita e compatível com os sistemas Android e IOS. Está disponível na Play Store e no Itunes.

Veja também: