ASAE apreende quase 2 mil litros de azeite falsificado

A quantidade de azeite falsificado encontrada pela ASAE foi avaliada em 7 mil euros.

ASAE apreende quase 2 mil litros de azeite falsificado
Azeite falsificado estava em garrafões de 5 litros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que apreendeu 1.900 litros de azeite falsificado, que estavam acondicionados em garrafões de cinco litros, num valor aproximado de 7.000 euros.

A ação foi desencadeada no âmbito do combate à fraude alimentar pela Unidade Nacional de informações e Investigação Criminal junto do importador e embalador de Penacova que introduzia no mercado nacional azeites com adição proibida de outros óleos, sendo classificado como azeite falsificado, constituindo a sua venda uma fraude, refere a ASAE em comunicado.

“No decurso de diligências de investigação dirigida a toda a cadeia de comercialização para interrupção do circuito de abastecimento do retalho, foram recolhidos em dois distribuidores da zona de Miranda do Corvo e Sintra 372 garrafões”, salienta.

No seguimento da ação, foi instaurado inquérito crime por fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios falsificados, realça a ASAE, lembrando que o importador/embalador “é reincidente pela prática dos mesmos crimes” que prejudique a segurança alimentar dos consumidores.

Veja também: