Filomena Morais
Filomena Morais
11 Abr, 2017 - 06:05

Avillez é o chef do mês no aeroporto de Salzburgo

Filomena Morais

Portugal está em destaque no restaurante IKARUS, no aeroporto de Salzburgo: Chef Avillez fez a carta do mês de abril.

Avillez é o chef do mês no aeroporto de Salzburgo

O Chef José Avillez é o chef do mês no restaurante IKARUS, situado no Hangar-7 da Red Bull, em pleno aeroporto de Salzburgo.

Eckart Witzigmann, discípulo de Paul Bocuse e o primeiro austríaco a conquistar três estrelas Michelin, desafiou José Avillez para fazer a carta do mês – juntando assim o seu nome aos mais de 130 chefs de topo que têm contribuído para o caráter internacional do espaço.

José Avillez elabora carta do IKARUS em abril

Durante o mês de abril há uma lufada de portugalidade na Áustria, graças à presença de José Avillez no restaurante gastronómico IKARUS. A carta assinada pelo Chef português é o resultado do convite de Eckart Witzigmann, uma lenda viva da cozinha contemporânea.

Witzigmann, eleito “Chef do Século” pela Gault Millau em 1994, foi o criador do conceito único do IKARUS: em plena sintonia com o mundo das viagens que a paisagem de um aeroporto sugere, o austríaco inaugurou há dez anos um sistema revolucionário.

A carta assumiu desde então um caráter itinerante e temático sempre associado a um país ou uma região em particular, sendo a sua conceção da autoria de um cozinheiro internacional de renome. Durante a última década já passaram por Salzburgo mais de 130 Chefs de excelência.

Portugal começou por marcar presença neste conceito em março de 2003, com Dieter Koschina (Vila Joya). Seguiu-se Joachim Koerper, do lisboeta Eleven, em julho de 2009. Já Nuno Mendes, do Viajante (Londres), assegurou a presença portuguesa em janeiro de 2012. Finalmente, em dezembro de 2014, Hans Neuner, do algarvio Ocean, levou ao IKARUS uma cozinha de autor que o próprio definiu como “portuguesa”.

placeholder-1x1

Apesar dos riscos de um conceito tão aberto e variado, Witzigmann – que celebrou em julho passado 75 anos – viu a sua aposta ganha: o IKARUS está cotado com duas estrelas no prestigiado guia vermelho da Michelin.

Para esta experiência no IKARUS, José Avillez manteve-se fiel à sua linha: “Portugal tem uma identidade muito própria e é importante respeitá-la e mantê-la. Quando recebi este convite decidi logo aceitar, por considerar que é uma boa oportunidade para promover internacionalmente o meu trabalho e a cozinha portuguesa”.

Foi assim que levou até à Áustria alguns dos pratos mais emblemáticos da carta do Belcanto, como o “Mergulho no Mar” (Robalo com algas e bivalves) ou a “Horta da Galinha dos Ovos de Ouro” (ovo, pão crocante e cogumelos).

Hangar-7: um espaço de exceção

Com portas abertas desde 2003, o Hangar-7 da Red Bull é um espaço de exceção em pleno aeroporto de Salzburgo, na Áustria. Partindo do conceito clássico de um armazém de aviões, o projeto assinado pelo arquiteto Volkmar Burgstaller tinha como objetivo ir muito mais além – misturando arte, cultura e gastronomia num ambiente sofisticado e vanguardista.

O resultado está à vista, com uma impressionante estrutura em forma de asa de avião, com 380 toneladas de vidro, suportadas por 1200 toneladas de aço.

Veja também: