Hugo Moreira
Hugo Moreira
21 Fev, 2012 - 00:00

Banca contesta controlo dos pagamentos por MB

Hugo Moreira

Se bem se lembra, há umas semanas atrás foi lançada a noticia que as Finanças iam passar a controlar os pagamentos efectuados por multibanco. Banca contesta a medida e acredita que tal vai levar ao aumento da fraude.

Banca contesta controlo dos pagamentos por MB

No Portal Financeiro, há umas semanas, divulgamos a noticia dos pagamentos com multibanco passarem a ser controlados pelo Fisco.

Esta medida será apenas para controlar as empresas e os empresários em nome individual, reforçando assim o combate à fraude e evasão fiscal.

Os bancos apenas têm que anualmente enviar ao Fisco os fluxos de pagamentos com cartões de crédito e débito.

A Banca já reagiu a esta medida, defendendo que tal irá provocar um aumento da fraude e da evasão fiscal. Isto porque, clientes que sejam empresas e profissionais liberais vão evitar o uso dos terminais automáticos, o que levará ao regresso dos pagamentos a dinheiro.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) está a trabalhar num documento onde constam as principais criticas a esta nova medida, que entretanto será entregue ao Ministério das Finanças.

Uma das criticas é que os bancos queixam-se de estar a ser discriminados face aos operadores estrangeiros a operar em Portugal, já que esses não têm essa obrigação.