Simulador de Crédito - Milhares de Portugueses já experimentaram!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

SIMULAR

Banca poderá vender balcões

Para conseguir atingir as medidas impostas pela "troika", é bem possível que seja necessário a banca vender balcões. Apesar de não ser uma das medidas previstas para o banco público, Caixa Geral de Depósitos, é algo que tem uma forte possibilidade de acontecer, segundo Faria de Oliveira, presidente do banco.

Banca poderá vender balcões

Os bancos têm à sua espera uma grande desafio daqui para a frente que passa por haver a necessidade de aumentar os rácios de capital. Para tal há que aumentar o capital ou então vender activos e créditos e se for necessário, até recorrer ao fundo de capitalização, que se trata de um recurso que os bancos têm ao seu dispor, no valor de 12 mil milhões de euros.

Para se conseguir cumprir as metas estabelecidas pela troika, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, acredita que existe a forte possibilidade de a banca vender alguns balcões.

Esta é uma possibilidade, na opinião do presidente, tendo em conta as preocupações dos bancos, que passam pela gestão da liquidez, o reforço da gestão do risco, a transferência de produtos financeiros, entre outras preocupações, que implicam diminuição de custos, logo pode para tal ser necessário fechar alguns balcões.

A propósito da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira concorda com as medidas tomadas e se um dos objectivos é a privatização de uma parte da instituição financeira, no que toca às seguradoras, então serão desenvolvidos todos os esforços para cumprir esse objectivo.