Filomena Morais
Filomena Morais
27 Out, 2016 - 07:26

Bebés devem dormir com os pais durante o primeiro ano

Filomena Morais

Segundo um estudo da Academia norte-americana de Pediatria os bebés devem manter-se no quarto dos pais durante o primeiro ano.

Bebés devem dormir com os pais durante o primeiro ano

O estudo aconselha a que os bebés permaneçam no quarto dos pais durante o primeiro ano, embora devam dormir no seu próprio berço e não partilhar a cama com os pais. Nos primeiros seis meses de vida é essencial essa partilha de espaço, mas a recomendação resultante do estudo afirma que o ideal são mesmo 12 meses. A medida vida reduzir os riscos do Síndrome de Morte Súbita.


Dormir no quarto dos pais reduz morte súbita no primeiro ano

A academia de pediatria informa que há registos que provam a redução em cerca de 50% das probabilidades de ocorrer o Síndrome de Morte Súbita se os bebés dormirem, durante o primeiro ano de vida, no quarto dos pais. As recomendações estendem-se também ao tipo de colchão do berço que deve ser mais firme e não mole.

O relatório americano sublinha ainda a importância da amamentação para a redução em cerca de 70% dos casos de morte súbita, pelo que a partilha do quarto do bebé com os pais pode também ser benéfico a esse nível. Se a criança está mais perto da mãe durante a noite, será mais fácil continuar a amamentação que tantos benefícios traz para a saúde da criança.

A proximidade dos pais durante a noite evita não só os casos de morte súbita, como outras situações que podem ocorrer de noite durante o sono dos bebés. Além disso, um bebé que esteja ao alcance dos pais sente-se mais reconfortados e pode até usufruir de mais estimulação.

Neste mesmo relatório confirma-se a recomendação já dada desde os anos 90 de que os bebés devem dormir de costas, sem a presença de brinquedos ou cobertores – o que, desde essa altura, reduziu os casos de morte súbita em cerca de 50%.

Veja também:

Artigos Relacionados