Cada vez menos ricos a pagar IRS

A notícia avançada revela que os ricos pagam cada vez menos IRS. Os dados registam uma diminuição desde 2010. Saiba porquê.

Cada vez menos ricos a pagar IRS
As discrepâncias sociais continuam a ser notórias na sociedade portuguesa.

Há anos que ouvimos os portugueses queixarem-se sobre as discrepâncias sociais e parece que a história continua. Segundo notícia avançada esta semana, são casa vez menos as famílias ricas que pagam impostos e que, por consequência, pagam IRS.


Rendimentos a diminuir

Apurando os dados desde 2010, é premente referir que os agregados familiares que têm um rendimento anual superior a 250 mil euros são cada vez menos, tendo passando de 3.558 em 2010 para 2.731 em 2011, o que dá origem a menos 11%. Talvez esta seja uma das causas para que paguem cada vez menos IRS.


Menos contribuintes nos escalões mais altos

Os últimos dados da Autoridade Tributária mostram também que no escalão de IRS de rendimento entre os 100 mil e os 250 mil euros anuais «desapareceram» 8626 famílias de 2011 para 2012. Antigamente, os cofres do estado arrecadavam muito mais receita com estes escalões mais altos. 

Com a crise económica que assolou o país, houve uma mudança clara no paradigma social que acabou por redefinir os escalões sociais. Foi notícia recentemente que os ricos estão cada vez mais ricos e que os pobres estão cada vez mais pobres, o que acaba por reflectir o peso da discrepância social que ainda existe no nosso país.


Veja também: