Há cadeiras auto para crianças com falhas de segurança: saiba como trocar

A DECO lançou um comunicado de alerta sobre falhas de segurança em modelos de cadeiras para crianças de duas marcas, Recaro e Jané. Saiba como trocar.

Há cadeiras auto para crianças com falhas de segurança: saiba como trocar
Saiba quais e como pedir para trocar

Recaro e Jané são as duas marcas dos modelos que apresentam as falhas de segurança reportadas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Saiba se a sua cadeira auto para crianças é uma das afetadas e como fazer a troca.

Recaro Optia, Recaro Zero1 e o modelo Grand da Jané são os modelos com falhas de segurança que, em caso de choque frontal, podem desprender-se da base, informou a DECO, tendo por base os testes realizados pela associação portuguesa. No entanto, os consumidores que tenham algum destes modelos com defeito podem pedir para trocar.

Depois do alerta, a Recaro parou a produção do modelo Recaro Optia. O fabricante também detetou problemas em algumas cadeiras do modelo Zero 1, que a DECO não chegou a testar, por causa de uma falha nas correias do arnês, que se podem soltar, e que só se verifica em algumas cadeiras a partir de um determinado número de série.

Para saber se a cadeira da Recaro que comprou tem falhas de segurança deve aceder à página oficial do fabricante e, se for caso disso, proceder à substituição da cadeira por um novo modelo.

A Recaro Child Safety também disponibiliza uma linha de apoio ao cliente nacional. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, através do número 919 181 949. Se preferir, contacte o fabricante por e-mail: [email protected].

A Jané também reconhece um desajustamento no sistema de Isofix do modelo Grand, verificado nos testes, mas garante que o mesmo não compromete a segurança da criança. No entanto, compromete-se a resolver o problema sem custos para o consumidor.

Caso pretenda fazer a troca, saiba que cada modelo das cadeiras auto para criança da Jané tem um código QR e, ao fazer o scan com um smartphone, recebe uma mensagem com o número de série a enviar por e-mail para o fabricante através do endereço [email protected].

Veja também: