Cale do Oiro: um spa por 2 euros nas salinas de Aveiro

Na Cale do Oiro já se pode tomar banhos de sal e de lama e até flutuar como no Mar Morto. Pronto para experimentar?

Cale do Oiro: um spa por 2 euros nas salinas de Aveiro
O preço da entrada é uma das coisas boas deste spa

Se sempre quis saber como seria flutuar como no Mar Morto, agora já pode matar a curiosidade… em Aveiro. Mais concretamente na Cale do Oiro.

Inaugurada em julho, a Cale do Oiro fica às portas da cidade de Aveiro, na marinha (o local onde se faz a extração do sal). Aqui existem duas salinas, a Grã Caravela e a Peijota, que graças à intervenção da Cale do Oiro deram origem uma piscina salgada e a um spa salínico, onde os visitantes podem tirar partido das propriedades terapêuticas da elevada concentração de sal das salinas.
 

SPA salínico revitaliza salinas de Aveiro

A Cale do Oiro surge da “vontade de um pequeno grupo de Aveirenses, apaixonados pela sua terra” de “partilharem as riquezas (naturais e culturais) da região” e, integrado numa vasta oferta de serviços turísticos, surge então este conceito de piscina salgada e spa salínico.

A construção destes espaços resultou da junção de quatro tanques de evaporação de água salgada, criando assim uma zona de banhos.

Trata-se de um espaço delimitado por uma estrutura de madeira (20x15 metros), cuja profundidade vai dos 20 centímetros a 1,70 metros profundidade.

O fundo da piscina está revestido pela lama natural das salinas, bem conhecida pelas suas propriedades terapêuticas e usada na esfoliação natural da pele ou no tratamento de problemas de pele, como psoríase e de micoses. Mas não só. A elevada concentração desta piscina e spa salínico da Cale do Oiro tem outros benefícios, nomeadamente para a cicatrização de feridas, na estimulação da circulação sanguínea ou no tratamento de doenças respiratórias.

Além disso, graças à elevada concentração de sal iodado na água, os visitantes deste espaço não só podem flutuar à semelhança do que acontece no Mar Morto.


Serviços de spa na Cale do Oiro

Os serviços da Cale de Oiro não se ficam por aqui. Para quem frequentar este espaço está ainda disponível um serviço de massagens com tratamentos são à base de sal marinho e óleos essenciais (haloterapia), uma esplanada e uma loja com vinhos e espumantes da região da Bairrada e artigos de cosmética e de cozinha.

A quem a ideia interessar, a Cale de Oiro vai estar em funcionamento ainda até Outubro. Há ainda a possibilidade de fazer uma visita guiada ao espaço. E se pensa que para frequentar este spa tem que abrir os cordões à bolsa, está redondamente enganado. O preço dos bilhetes é de 2€ para quem apenas quiser ir a banhos e de 4€ se incluir a visita guiada.

Veja também: