Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
16 Jul, 2014 - 18:43

Candidaturas ao ensino superior arrancam amanhã com poucas vagas

Margarida Ferreira

Este ano há ainda menos vagas para o acesso ao ensino superior. Segundo notícia avançada hoje, só nos Institutos Politécnicos de Leiria a quebra situa-se nas 245 vagas.

Candidaturas ao ensino superior arrancam amanhã com poucas vagas

As candidaturas ao ensino superior arrancam amanhã, mas é hoje notícia que desde 2008 que não se registavam tão poucas vagas disponíveis no acesso às universidades e institutos politécnicos públicos. Segundo dados avançados, é já o terceiro ano consecutivo em que se verifica uma forte quebra de oferta no ensino superior, sendo que o número de vagas se situa nos 50.820 lugares.
Segundo os especialistas, esta diminuição progressiva de vagas no ensino superior deve-se essencialmente a uma diminuição da procura que tem sido visível nos últimos anos. Também ajudaram as regras impostas pelo Governo para a fixação da oferta no próximo ano lectivo, regras essas que obrigam as universidades a fechar cursos que não consigam reunir um determinado número de inscritos.
No entanto, para fazer face a esta tendência negativa, existem cinco instituições que decidiram aumentar os lugares disponíveis. São exemplo disso a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, “que acrescenta 29 vagas à sua oferta, seguida do Politécnico de Beja, que acrescenta mais mais 17 lugares face ao ano anterior”. Nos três casos restantes o ajustamento feito não chega á dezena de vagas.
De ressalvar que o maior corte nas vagas disponíveis verificou-se nos Institutos Politécnicos de Leiria, onde a quebra foi de 245 vagas e na Universidade do Algarve que conta este ano com menos 142 vagas.
Ainda assim, os alunos podem estar descansados, uma vez que os cursos que historicamente costumam ter uma maior adesão, não alteraram em nada a sua oferta, apesar da tendência. 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
Veja também: