Saiba onde vai poder carregar o seu Tesla em Portugal

Até ao final do ano, três concelhos vão receber as estações de carregamento rápido da Tesla em Portugal.

Saiba onde vai poder carregar o seu Tesla em Portugal
Condeixa-a-Nova, Estremoz e Castro Verde

Portugal já está no mapa da fabricante de carros elétricos mais mediática do momento. Condeixa-a-Nova, Estremoz e Castro Verde são as localidades que para já vão receber os supercarregadores da Tesla em Portugal.

Até ao fim de 2017, a Tesla pretende expandir a rede de supercarregadores para 10 mil postos de carregamento em todo o mundo, ou seja, o dobro do número disponível no início do ano. As estações mais perto de Portugal ficam em Espanha, onde já existem dez estações e perto de 60 supercarregadores.

Embora a fabricante norte-americana tenha avançado, em dezembro de 2016, que equacionava instalar supercarregadores entre Lisboa e Porto, Alentejo e zona do Algarve, houve uma ligeira alteração nos planos. De acordo com o mapa da Tesla em Portugal, a região do Alentejo vai contar com dois supercarregadores. Estes supercarregadores da marca norte-americana devem ser instalados em áreas como restaurantes ou áreas de serviço.

A marca anunciou oficialmente, no início de 2017, que começou a aceitar encomendas dos carros. Embora ainda não tenha um concessionário a funcionar em Portugal, a Tesla abriu uma loja temporária localizada junto à Casa da Música, no Porto.

Como funcionam os supercarregadores da Tesla em Portugal?

As estações, idênticas a um posto de combustível, vão carregar os carros elétricos da Tesla em Portugal em apenas 30 minutos, conferindo-lhe energia suficiente para circularem durante 270 quilómetros. Estes postos de carregamento rápido têm uma potência máxima de 120 kW.

Em 2012, a empresa iniciou a inauguração das chamadas estações de abastecimento – supercarregadores – que foram estrategicamente colocados nas grandes cidades americanas, permitindo assim que os clientes se deslocassem por todo o país sem receio de ficar sem energia e não ter onde abastecer. Atualmente, existem 613 estações supercharger da Tesla com 3.628 carregadores em todo o mundo para abastecer os carros elétricos.

Estes carregadores, dispersos pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia, permitem aos condutores dos carros Tesla – Model S e Model X – circularem sem estarem preocupados com a autonomia da bateria. Por exemplo, se o Model S efetuar o carregamento num destes postes ganha autonomia para 300 km.

Até ao momento, a utilização destes postos é gratuita para os todos as unidades Tesla, mas a fabricante já disse que vai limitar o carregamento grátis em carros adquiridos a partir de 2017.

Rede de carregamento no destino da Tesla em Portugal

Além das estações de supercarregadores, a Tesla tem ainda uma rede de carregamento no destino, que inclui postos de carga de 22 kW, que são instalados em zonas comercias privadas (hotéis e restaurante). Também esta rede está em expansão e deverá chegar aos 15 mil postos até ao final do ano.

Em Portugal, já existem cinco estações de rede de carregamento no destino colocadas em hotéis da zona de Lisboa, do Porto e na Ribeira de Pena (distrito de Vila Real).

Veja também: