Nuno Margarido
Nuno Margarido
20 Out, 2016 - 08:48

Carros angolanos obrigados a instalar matrícula digital

Nuno Margarido

A matrícula digital possui informações sobre as características da viatura, o pagamento de impostos, os seguros, as inspeções e as infrações.

Carros angolanos obrigados a instalar matrícula digital

“A matrícula digital ou terceira matrícula é um elemento adicional de segurança e é composto por uma etiqueta com o sistema de identificação de rádio frequência”, lê-se no novo regulamento, que explica consistir num “selo transmissor autocolante” a colocar no interior do vidro para-brisa da viatura automóvel.

Informações como o proprietário, as características da viatura, o pagamento de impostos, os seguros, as inspeções ou até as infrações passarão a estar disponíveis às autoridades com a simples leitura desta matrícula digital. A medida está presente no novo regulamento de atribuição de matrícula, aprovado por decreto presidencial, e entra em vigor já no final de 2016.

A obrigatoriedade de aplicação da matrícula digital também se estende aos motociclos, ciclomotores e quadriciclos com mais de 50 centímetros cúbicos de cilindrada, sendo integrada na própria placa de matrícula.

Apesar de ser a mais sonante, esta não é a única alteração aplicada às matriculas angolanas. A chapa metálica também irá sofrer alterações e passará a ostentar, obrigatoriamente, a bandeira angolana, a sigla identificativa do país (AO) e a data (mês e ano) de registo.


Veja também: