Carta de condução vai durar 15 anos

Há novas regras para a Carta de Condução. Saiba quais!

Carta de condução vai durar 15 anos
Governo alarga o prazo da carta de condução

Poupe até 250 euros por ano no seu Seguro AutomóvelO novo Executivo de António Costa acaba de anunciar que vai fazer alterações à Carta de Condução. A secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa avançou que as alterações previstas para a Carta de Condução vão ser essencialmente quarto, sendo que a primeira será o alargamento do prazo de validade da Carta de 10 para 15 anos.

A segunda medida diz respeito à morada. Segundo consta, a morada que agora aparece na parte da frente da Carta de Condução vai desaparecer, isto porque a morada oficial do Cartão do Cidadão passa a “alimentar a informação em todos os outros documentos”.

Graça Fonseca acrescenta ainda que esta medida vai evitar que a Carta de Condução tenha de ser renovada por motivos de alteração de residência. Segundo a própria, “são cerca de 400 mil renovações por ano que são feitas por alteração da morada".

Mas as alterações não se ficam por aqui. Está também prevista uma “desmaterialização dos atestados médicos”. Estes documentos são necessários sempre que um cidadão renova a Carta de Condução. Com esta nova medida, e devido a “uma ligação entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes e o Ministério da Saúde, o atestado médico passa a ser automaticamente enviado.

A última medida incidirá no alargamento da frente de atendimento para os assuntos relacionados com a Carta de Condução. O Governo estima que estas medidas estarão concluídas no início de 2017.
Descontos de 250€ anuais no seu Seguro Auto >>
Veja também: