Cartão de Cidadão com novas funções

É já a partir de 20 de Junho que o cartão de cidadão vai ter uma nova funcionalidade que é o permitir autenticar o envio de actos oficiais.

Cartão de Cidadão com novas funções

 

Todos os meses a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) recebe 10 mil actos para publicação no Diário da República - nomeações, despachos, concursos, etc.

Estes são enviados de forma electrónica por 12 mil utilizadores que estão registados em várias entidades como institutos, escolas, hospitais, municípios e órgãos da Administração Pública.

Actualmente, o procedimento é semelhante ao homebanking, através de um login, password e código matriz. No entanto, a partir de 20 de Junho, com o Cartão de Cidadão vai ser possivel autenticar o envio de actos oficiais para publicação no Diário da República.

Para tal, basta adquirir um leitor de cartões que é ligado ao computador e fazer a instalação da aplicação necessária para esta nova funcionalidade. Depois é só associar o registo de utilizador da entidade no portal do Diário da República ao seu Cartão de Cidadão.

Trata-se de uma ferramenta de autenticação bem mais simples e segura, já que basta colocar o cartão de cidadão no leitor e digitar o PIN de autenticação.