AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cheque-formação vai finalmente avançar

O cheque-formação poderá ver a luz do dia já em 2015. O objectivo do Governo com esta medida é promover a qualificação e a empregabilidade.

Cheque-formação vai finalmente avançar
Cheque-formação pode ajudar os desempregados

A medida já existe há muito e está prevista no acordo tripartido de 2012, mas a verdade é que tem sofrido constantes adiamentos. Trata-se do cheque-formação que o Governo pretende agora implementar em 2015. 

Esta notícia surge da apresentação realizada pelo Secretário de Estado do Emprego e do Parlamento, onde é revelado também que o objectivo da implementação do cheque-formação é “a promoção da qualificação e da empregabilidade”.

À luz do compromisso assinado pelo Governo, patrões e UFT, este cheque-formação “servirá para financiar a formação que decorra da iniciativa individual do trabalhador. Este instrumento destina-se a empresas e trabalhadores, mas também deverá chegar a desempregados inscritos nos centros de emprego”, segundo refere o acordo.

Outro dos pontos que é ditado pelo Executivo de Passos Coelho, passa pela vontade do mesmo em avaliar as obrigações das pessoas desempregadas, “designadamente a respeito da evidência da procura activa de emprego e da disponibilidade para o trabalho”. 

Mas o executivo vai mais além e assegura que a ideia é também dar seguimento a uma parceira entre serviço público e privado na área da colocação de desempregados, medida essa que também está em cima da mesa há algum tempo. Espera-se agora que, tanto a iniciativa do cheque-formação como outras, possam ver a luz do dia.


Veja também: