Ana Duarte
Ana Duarte
30 Mar, 2018 - 11:00

Chrome vai silenciar vídeos automáticos na nova versão

Ana Duarte

O Chrome vai silenciar vídeos automáticos na próxima atualização. Esta nova funcionalidade faz com que o som dos vídeos seja emitido apenas se o utilizador quiser.

Chrome vai silenciar vídeos automáticos na nova versão

O Chrome vai silenciar vídeos automáticos na sua próxima atualização (versão 66), que será lançada a 17 de abril. Esta alteração significa que os vídeos automáticos só emitirão som se o utilizador quiser, ou seja, se interagir com o site ou se tiver mostrado anteriormente interesse no site/conteúdo.

O objetivo da Google com esta funcionalidade é reduzir sons inesperados e potencialmente indesejados quando se abre um site (o que significa que não tem de ser surpreendido com sons de vídeos de anúncios, por exemplo).

Uma das razões que levou a Google a criar esta opção foi haver muitos utilizadores que se queixavam de vídeos que começavam a reproduzir de forma inesperada enquanto navegavam na web, sem que carregassem no botão play.

Numa nota dos programadores acerca do Chrome 66 está explicado que a reprodução automática dos vídeos “é agora permitida apenas quando a peça multimédia não tenha som ou após o utilizador clicar no site e caso tenha demonstrado interesse anteriormente pela peça do site”. Por mostrar interesse entende-se que o utilizador veja vídeos com frequência nesse site.

Estas alterações foram inicialmente pensadas para o Chrome 64, que foi lançado em janeiro de 2018, com uma opção para silenciar permanentemente sites que tinham muitos vídeos em reprodução automática com emissão de som em predefinição. Contudo, esta alteração só funciona no browser de computadores (e não nas versões móveis do software).

A Google anunciou também que vai introduzir uma funcionalidade que vai detetar links indesejados, pop-ups e prevenir que sites induzam os utilizadores a abrir novas janelas ou separadores indesejados, levando-os a páginas pouco seguras e duvidosas. O Chrome vai ter também um bloqueador de anúncios embutido para prevenir o aparecimento de publicidade intrusiva.

O Chrome 66 será lançado a 17 de abril de 2018, sendo que uma versão beta deste software já está disponível para quem a quiser testar.

Veja também: