Ekonomista
Ekonomista
29 Ago, 2023 - 15:19

Comboio Histórico do Douro: uma viagem que não pode perder

Ekonomista

O Comboio Histórico do Douro está nos carris até outubro para desvendar uma paisagem esmagadora. Não pode perder!

Comboio Histórico do Douro

O Comboio Histórico do Douro está de volta, a serpentear os socalcos da mais antiga Região Demarcada do mundo, conhecido pelos seus fantásticos vinhos e paisagens de tirar o fôlego.

Trata-se de um vislumbre de como os transportes se processavam ainda em pleno século XIX, quando o comboio assumiu um papel preponderante nas vias de comunicação nacionais, com uma série de linhas a serem construídas país fora.

No entanto, nenhuma tem a espetacularidade da via duriense, construída à força de de braços e dinamite, para domar o rio e alisar os penhascos graníticos que iam surgindo pelo caminho.

O que vai observar é algo que seguramente não vai esquecer, até porque irá ver o Douro de uma perspectiva única. Dê azo aos seus dotes na fotografia e embarque nesta aventura.

Comboio Histórico do Douro: partida na Régua

Para embarcar no Comboio Histórico do Douro tem que se deslocar até ao Peso da Régua, local onde é feito o embarque desta viagem.

A receção e acolhimento aos participantes em cada uma das viagens é feita 30 minutos antes da partida (marcada para as 15h30) e conta com a oferta de um cálice de vinho do Porto (Ferreira), águas, os tradicionais rebuçados da Régua e outras ofertas da região.

A viagem arranca depois com o rio mesmo ali ao lado, contemplando uma paragem na magnífica estação do Pinhão, onde terá oportunidade para assistir ao abastecimento de água à locomotiva a vapor CP 0186, construída em 1925.

Pode igualmente aproveitar para admirar os famosos painéis de azulejos que decoram as paredes da Estação e que retratam a paisagem e a vida das gentes em terras durienses, com imagens da produção do vinho do Porto, das vindimas ou do transporte do vinho em barcos rabelos.

Na viagem de regresso aproveite para visitar a Wine House situada no edifício da estação onde poderá adquirir produtos típicos da região.

A viagem prossegue até à Estação do Tua, e enquanto a locomotiva a vapor faz as manobras de inversão, aproveite para relaxar, admirar a paisagem e visitar o local. O regresso está previsto para as 18h26.

Estrada Nacional 222 percurso Régua Pinhão
Veja também Do Pinhão ao Pocinho pela magnífica linha do Douro

Quebrar o isolamento

Esta viagem no Comboio Histórico do Douro é também uma homenagem a um momento decisivo para região, um investimento que a resgatou do total isolamento e que trouxe muitas benfeitorias em toda a envolvente. 

Na verdade a chegada do comboio – e com ele o progresso – permitiu estabelecer o transporte regular de pessoas e mercadorias, nomeadamente o vinho, e quebrar o isolamento de regiões que, à época, tinham como únicas ligações estradas em muito mau estado ou a arriscada navegação pelo Douro.

Em 1875 inicia-se a construção da Linha do Douro e, quatros anos mais tarde, chega o primeiro comboio à estação da Régua. Com a chegada do comboio ao Pinhão, em 1880, ficava consumado o grande objetivo de ligar o Porto ao Douro Vinhateiro. O ano de 1883 marca a inauguração do troço até ao Tua.

A ligação até Barca d´Alva ficou operacional em 1887 e com ela, uma das primeiras ligações ferroviárias internacionais com ligação direta a Salamanca e Madrid, atualmente desativada.

Até 1988, a linha tinha quase 200 quilómetros de extensão. Atualmente, a Linha do Douro liga o Porto ao Pocinho, ao longo de 172 quilómetros servidos por 37 estações e apeadeiros, cuja grande parte do percurso é efetuada lado a lado com o rio Douro

As viagens do Comboio Histórico do Douro decorrem até 9 de outubro, com três viagens semanais. Os preços (ida e volta) variam entre os 25 euros para crianças e 49 euros para adultos. Há ainda descontos para grupos. Todas as informações e marcações para esta espetacular viagem podem ser feitas aqui.

Veja também