Comissão Europeia tem mais de mil milhões para financiar empreendedores

Segundo Carlos Moedas, a Comissão Europeia quer criar um fundo de mais de mil milhões para financiar empreendedores. 

Comissão Europeia tem mais de mil milhões para financiar empreendedores
Anúncio feito por Carlos Moedas.

Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, dirigindo-se aos jornalistas presentes no Web Summit para revelar que a Comissão Europeia pretende criar um fundo de mais de mil milhões para financiar empreendedores. Um “fundo de fundos” que será financiado em 25% por dinheiros públicos, sendo o restante capital privado.

"É um novo fundo para empresas, que é um fundo para investir no crescimento das empresas na Europa. Hoje as empresas nascem na Europa, eu diria que é fácil criar empresas na Europa, mas depois começam a crescer e têm que ser vendidas muitas vezes a fundos norte-americanos ou outros porque nós não temos fundos de dimensão para investir nesse crescimento", reiterou o comissário.

Para financiar empreendedores, a Comissão Europeia pretende investir cerca de 400 milhões de euros, num máximo de 25% do total, enquanto o restante será avançado pelos parceiros privados. "Isto significa investimentos adicionais de capital de risco até 1,6 mil milhões de euros, o que é um empurrão significativo, uma vez que o total de fundos de capital de risco captados no ano passado na União Europeia foi cinco mil milhões de euros", revelou um documento distribuído pela Comissão.

O primeiro passo para a criação deste fundo para financiar empreendedores será o de encontrar uma entidade capaz de o gerir e ainda de captar investimento privado. Processo que já teve início e que irá durar até janeiro.


Veja também: