Concelho de Cascais sem bandeira azul nas praias

A autarquia de Cascais não se candidatou à Bandeira Azul por não concordar com os critérios de análise da qualidade da água: saiba tudo aqui.

Concelho de Cascais sem bandeira azul nas praias
Autarquia não se candidatou à Bandeira Azul

O concelho de Cascais não terá bandeiras azuis nas suas praias, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, uma vez que a autarquia não candidatou as suas praias para receber aquela bandeira. A ausência de candidatura deve-se ao facto de o município não concordar com os critérios usados para a análise da água.

azul

Bandeira azul: 7 praias de Cascais perdem distinção

A Associação Bandeira Azul atribui o galardão às praias que cumpram os requisitos de qualidade, nomeadamente da água do mar, analisada mensalmente pela Agência Portuguesa do Ambiente. Ora, este é precisamente o ponto contestado pela autarquia, uma vez que consideram que se essa análise for feita num dia de chuva, por exemplo, isso comprometerá os resultados.

Por seu lado, a Câmara de Cascais pretendia que as análises efetuadas semanalmente pela Águas de Portugal fossem consideradas na candidatura.

Como não houve entendimento, Cascais acabou por não concorrer à atribuição do galardão. O mesmo tem acontecido em Sintra, onde há também divergências ao nível dos critérios da Associação Bandeira Azul.

Ainda assim, Portugal apresenta este ano 320 praias com Bandeira Azul, o maior número de sempre, concentrando-se a maioria na região algarvia – 88 praias distinguidas.

praia

Para assinalar o hastear da bandeira em algumas praias, haverá cerimónias oficiais na praia de Ponta Delgada (Açores), no concelho de S. Vicente (Madeira), na praia Congida em Freixo de Espada à Cinta e na Doca de Recreio de Santo Amaro. Nestes eventos, será possível usufruir da parceria da Associação com a Panidor, degustando as suas deliciosas bolas de Berlim.

Veja também: