Filomena Morais
Filomena Morais
23 Mar, 2017 - 08:04

Concurso da patanisca chegou ao Festival Peixe em Lisboa

Filomena Morais

O Peixe em Lisboa realizará a sua 10.ª edição no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes, de 30 de março a 9 de abril.

Concurso da patanisca chegou ao Festival Peixe em Lisboa

Este ano, o Festival conta com mais um desafio, desta vez lançado aos restaurantes lisboetas: o Concurso da Patanisca é a grande novidade, com um júri presidido por Maria de Lourdes Modesto, que se junta aos outros dois concursos já conhecidos do público e integrados no Peixe em Lisboa; O Melhor Pastel de Natal e ADN Pasteleiro.

Novo desafio no Peixe em Lisboa: concurso da patanisca

Desenvolvido pela organização do Peixe em Lisboa em colaboração com o conhecido gastrónomo Virgílio Gomes, já responsável pela prova do Pastel de Nata, o novo concurso tem por objetivos evidenciar e promover as características com que as pataniscas se apresentam na região de Lisboa.

É um desafio que pretende valorizar a um elemento simples e típico da cozinha alfacinha, que tanto agrada aos lisboetas e a todos os que visitam a cidade.

Nesta primeira edição do concurso, foram convidados restaurantes lisboetas seleccionados após visitas anónimas por parte de especialistas em gastronomia. Futuramente, as inscrições estarão disponíveis para outros estabelecimentos, à semelhança do que acontece com a prova do pastel de nata.

O concurso conta com a participação de dez restaurantes, nomeadamente; Casa do Bacalhau, Laurentina, Nobre, Poleiro, Taberna da Rua das Flores, Varanda do Hotel Mundial e Bica do Sapato, Flores do Bairro Alto Hotel, restaurante D’ Bacalhau e restaurante Sem Dúvida.

A prova final decorrerá no dia 3 de abril, pelas 15h00, numa sessão aberta ao público, no evento Peixe em Lisboa. Cada concorrente deverá apresentar dez pataniscas em embalagens não identificadas e os membros do júri efetuarão provas cegas. O júri irá pontuar as pataniscas numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, o “Equilíbrio entre os ingredientes”, a “Ausência de gorduras excessivas” e o “Sabor global”.

O Melhor Pastel de Nata

Já com nove anos de história, a Prova do Melhor Pastel de Nata é um dos momentos marcantes do Peixe em Lisboa, tendo como objetivos a divulgar e promover o consumo deste doce característico da cidade. Este ano são 12 concorrentes e a prova final terá lugar no dia 5 de abril – aberta ao público a partir das 15h.

Veja também:

Artigos Relacionados