Até agora, a CP – Caminhos de Ferro Portugueses, tinha pouca concorrência, sendo que a mais directa era a rede de autocarros que também transportam passageiros para os mesmos destinos.
Com a entrada da Ryanair nas rotas portuguesas e a crescente partilha de automóveis em viagens feitas por particulares, a CP sentiu necessidade de se afirmar perante a concorrência.
É agora notícia que a empresa lançou o serviço comercial trainsharing, um serviço que” permite a três ou quatro clientes adquirirem a sua viagem em conjunto nos comboios Alfa ou Intercidades, beneficiando de um desconto de 40% ou 50%, respetivamente”.
Manuel Queiró, presidente da CP, assume que a companhia “é das primeiras operadoras europeias a lançar este produto, reagindo comercialmente ao fenómeno do carsharing, que está em explosão na Europa”.
Perante a ameaça da concorrência, a CP pretende reforçar esta aposta comercial, visando manter e até ganhar mercado face à situação global do mesmo.
Em declarações, o presidente vai ainda mais longe e reconhece que “em longo curso a empresa pública já regista comboios completamente lotados e as pessoas já sabem que reservar os bilhetes de regresso com antecedência, senão têm de arranjar alternativa”.
Apesar da grande procura que as viagens de comboio continuam a ter, nomeadamente fruto das promoções que estão a ser feitas, Manuel Queiró revela que ainda não tem capacidade de responder à procura, uma vez que seria preciso um forte investimento que, neste momento, a companhia não conseguirá fazer”, conclui.
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