Crédito habitação de volta

E depois de ter passado praticamente um ano, os bancos voltam a emprestar dinheiro aos portugueses para a compra de casa, de acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE).

Crédito habitação de volta

Desde Março de 2011, que se nota que os bancos fecharam a torneira do crédito para a compra de casa. Em Fevereiro, pela primeira vez, os bancos aumentaram a concessão de crédito, de acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo esses dados, os novos créditos ultrapassaram o montante de amortizações. No crédito concedido às familias, os bancos portugueses aumentaram em 432 milhões de euros, sendo que desses, 411 milhões destinaram-se ao crédito à habitação.

Outra boa noticia é que a prestação da casa tem tendência para descer, tendo em conta que as taxas Euribor a 3 meses e as euribor a 6 meses, têm vindo a cair nos últimos tempos. Tal poderá reflectir-se numa redução da prestação em 7%, isto para os contratos de crédito habitação agora revistos.

Será que podemos dizer que se está a inverter a tendência do empréstimo bancário? O que motivou os bancos a voltar a emprestar para a compra de casa

Não poderemos dizer para já que estamos a aassistir a uma inversão na tendência, até porque este aumento no crédito é meramente pontual e está relacionado com a forte venda de imóveis dos bancos que está a gerar esta dinamização.