Hugo Moreira
Hugo Moreira
26 Ago, 2010 - 00:00

Crédito Habitação: Prestação sobe já em Setembro

Hugo Moreira

Devido à crise que teve o seu início no ano de 2008, os juros não param de subir e a tendência é continuar a aumentar.

Crédito Habitação: Prestação sobe já em Setembro

No caso das famílias que sofram uma revisão do contrato do crédito à habitação no próximo mês vão ver a sua prestação a aumentar.

Tomando em conta os valores em Agosto, a média da Euribor a 6 meses (1,149%) e a 3 meses (0,898%), sendo esta última uma taxa utilizada nos contratos mais recentes, o Jornal “i” concluiu que a subida em Setembro será de mais de 9€.

Vamos tomar o exemplo de um empréstimo de 100.000 euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e acrescido de um spread de 1%. A prestação até agora seria de 367,87 euros (sem contabilizar outras comissões). Com a subida da Euribor, o mesmo empréstimo vai passar a ter um valor mensal de 377,11 euros, isto é, um aumento de 9,24€.

Desde Outubro de 2008 que não se assistia a um aumento tão significativo da prestação da casa.

Está, portanto, na altura dos portugueses se prepararem para a subida de juros. Apesar de ser ligeira, a somar a todas as medidas de austeridade do Governo – o aumento do IVA, a subida da taxa da retenção da fonte, os salários não sofrerem alterações e a inflacção – a verdade é que todos estes aumentos acabam por ter um impacto negativo nas finanças pessoais dos portugueses.

Veja também: Como poupar no crédito habitação