Hugo Moreira
Hugo Moreira
15 Nov, 2010 - 00:00

115 mil contratos de crédito por mês

Hugo Moreira

Em média, celebram-se 115 mil contratos de crédito por mês.

115 mil contratos de crédito por mês

Tendo em conta os dados do mais recente relatório de supervisão comportamental do banco central, são celebrados, mensalmente, em média, 115 mil novos contratos de crédito, em cerca de 60 instituições, no valor de 450 mihões de euros.

Apesar destes números, em relação ao semestre anterior, houve uma diminuição tanto no número de contratos como nos valores envolvidos.

Segundo o Banco de Portugal, “a diminuição do número de contratos celebrados foi transversal a todos os tipos de crédito, apesar de ser explicada maioritariamente pelo decréscimo de 13,9% do número de contratos de crédito pessoal e pela redução de 3,6% do número de contratos de cartões de crédito, categorias com um peso elevado no total de contratos de crédito”.

Esta redução refere-se essencialmente ao crédito pessoal, mas também foi compensado com o aumento na adesão ao crédito automóvel, assim como os cartões de crédito.

O Banco de Portugal efectuou 679 acções de fiscalização relacionadas com o crédito ao consumo e que envolveram 79 instituições. O resultado foi 153 determinações direccionadas a 37 instituições de crédito a exigir as devidas correcções.

Na área do crédito foram detectadas 1.138 contratos de 22 instituições com suspeita de existirem certas irregularidades no que respeita ao cumprimento da TAEG máxima em vigor.