Cuidado: Email falso anda a circular em nome das Finanças

O fisco alertou ontem para o facto de estar um email a circular em seu nome que é fraudulento. Já várias pessoas o receberam e é preciso informar rapidamente as pessoas para não abrirem o link indicado no email.

Cuidado: Email falso anda a circular em nome das Finanças
Email falso pede às pessoas para abrir um link

É uma das notícias da ordem do dia e surge numa altura em que muitos dos contribuintes estão a aguardar a aprovação da submissão da declaração de IRS. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o facto de estar a circular um email fraudulento em nome do fisco onde no assunto se pode ler “Pagamentos de dívidas para evitar a publicitação na lista de devedores”.

Se já recebeu ou receber um email com este assunto, apague. Esta mensagem não vem do fisco e é falsa estando assinada por um chefe de finanças, insistindo na regularização de dívidas que não são reais. O principal objectivo desta mensagem fraudulente era fazer com que o destinatário do email clicasse num link onde se poderia ler, em letras maiúsculas “Download factura electrónica”, levando a pessoa a descarregar e a instalar um software malicioso sem se aperceber. Segundo a Autoridade Tributária, “nos emails enviados pelo fisco, o nome do contribuinte e o número de identificação fiscal são sempre referidos”.

Perante este cenário, a Autoridade Tributária e Aduaneira agiu desde logo, enviando um aviso no portal das Finanças a alertar os contribuintes para esta mensagem maliciosa que estaria a circular e que já poderia ter chegado a inúmeros destinatários. Lê-se no comunicado da AT que “em momento algum os contribuintes deverão aceder ao link indicado no email”.


Veja também: