Cursos gratuitos com equivalência ao 12º ano: inscrições abertas

Fundação da Juventude oferece cursos em Lisboa e Porto que dão certificação de 12º Ano e Formação Profissional Nível 4. Saiba quais e a quem se destinam.

Cursos gratuitos com equivalência ao 12º ano: inscrições abertas
Formação promovida pela Fundação da Juventude

Os Cursos do Sistema de Aprendizagem da Fundação da Juventude são cursos de formação profissional inicial que privilegiam a inserção dos jovens no mercado de trabalho e permitem que estes prossigam os estudos.

Trata-se de uma formação gratuita que não só alia a componente prática à teórica, como também apresenta uma estrutura curricular organizada em função de importantes componentes de formação como seja a sociocultural, científica, técnica ou em contexto de trabalho.

Aos formandos são atribuídos apoios à formação, nomeadamente bolsa de profissionalização, subsídio de alimentação e ajudas de custo para despesas de transporte, existindo ainda a possibilidade de, em caso de necessidade, obter uma bolsa para material de estudo e subsídio de alojamento.

Fundação da Juventude: cursos disponíveis

Os cursos disponíveis são os seguintes:

  • Programador/a de Informática;
  • Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes;
  • Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações;
  • Técnico/a de Vendas;
  • Técnico/a de Restaurante/Bar;
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria.

A quem se destinam?

São cursos destinados a jovens com o 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano) ou equivalente e idade inferior a 25 anos. De acordo com a Fundação da Juventude esta é uma formação que atribui aos jovens uma dupla certificação, ou seja formação escolar e profissional (12º ano, Nível IV).

Como concorrer?

Os interessados em frequentar estes cursos devem inscrever-se na página online da Fundação da Juventude, sendo que:

Para os cursos de formação em Lisboa, que terão início entre Setembro e Outubro, devem fazer o download da ficha de inscrição e submeter a candidatura, aqui.

Para os cursos de formação no Porto, devem fazer o download da ficha de inscrição, e submeter a candidatura aqui.

A equipa do E-Konomista deseja-lhe boa sorte!

Veja também: