Ekonomista
Ekonomista
20 Fev, 2017 - 10:39

Deco quer retirar do mercado pinturas que crianças usam no Carnaval

Ekonomista

De acordo com a Deco, todos os produtos analisados incluíam ingredientes desaconselhados para a saúde ou desrespeitavam as regras de rotulagem.

Deco quer retirar do mercado pinturas que crianças usam no Carnaval

A associação de defesa do consumidor (Deco) revelou que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes desaconselhados para a saúde. A Deco vai denunciar a ausência de lista de ingredientes nas embalagens destes produtos à Autoridade do Medicamento.

De acordo com a Deco, numa amostra de nove produtos de maquilhagem para crianças usados no Carnaval, todos incluíam ingredientes desaconselhados para a saúde ou desrespeitavam as regras de rotulagem.

Infrações nos rótulos

Na visita feita a algumas lojas entre os dias 10 e 13 de fevereiro, a Deco verificou que a lista de ingredientes obrigatória nestes produtos, por poderem conter químicos capazes de causar reações alérgicas e irritações em peles mais sensíveis, não estava indicada na embalagem de alguns deles.

“Ainda não havia muita oferta, nomeadamente nos supermercados. A pesquisa não foi exaustiva, mas reunimos uma amostra de nove produtos que não cumprem os nossos requisitos, por conterem ingredientes suspeitos de provocar doenças. Além disso, três [dos nove] não incluíam a lista de ingredientes, o que viola a lei”, refere a Deco numa nota disponível no seu site, sublinhando que vai denunciar o caso ao Infarmed para que os produtos sejam retirados do mercado.

Ingredientes nocivos à saúde

“Se há suspeitas sobre a segurança dos ingredientes”, a Deco questiona por que eles são usados nas maquilhagens. Os responsáveis pela análise defendem que “ainda não existem estudos que comprovem de forma inequívoca os efeitos negativos dessas substâncias”.

Além disso, há “vários fatores que influenciam o impacto desses ingredientes na saúde, como o grau de exposição, de absorção ou até a sua formulação química”.

“Até que os estudos eliminem todas as dúvidas sobre a segurança de tais substâncias, seguimos o princípio da precaução. Para diminuir possíveis impactos negativos na saúde, desaconselhamos o uso de cosméticos com estes ingredientes, principalmente em crianças (em que a taxa de absorção pode ser maior) e em produtos que ficam na pele (o que contribui para uma maior absorção)”, acrescenta.

Como exemplo de ingredientes desaconselhados nas pinturas faciais a Deco aponta os parabenos Propyl e Buthylparaben, usados como conservantes em cosméticos e em produtos de higiene corporal.

“Suspeita-se que alguns atuem como desreguladores endócrinos e contribuam para o aparecimento de problemas hormonais e doenças, como diabetes e infertilidade“, recorda a Deco.

Veja também: