Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
01 Set, 2016 - 08:46

Desempregados de Castro Daire têm que percorrer 80km para irem ao Centro de emprego

Júlia de Sousa

Os desempregados de Castro Daire têm que ir até S. Pedro do Sul ou a Tondela para se inscreverem no Centro de Emprego. 
 

Desempregados de Castro Daire têm que percorrer 80km para irem ao Centro de emprego

Em Castro Daire, os desempregados têm que percorrer 80 km para ir ao Centro de Emprego.

No concelho funciona um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), mas aí os desempregados apenas têm acesso a uma carteira de ofertas de emprego e informações sobre potencial de formação profissional a realizar. Significa isto que as inscrições no Centro de Emprego, a solicitação do requerimento devido para obterem o subsídio de desemprego ou o acompanhamento e desenvolvimento pessoal dos desempregados é feito no Centro de emprego. Para tal, os desempregados têm que se deslocar aos concelhos de São Pedro do Sul, a 80 km de distância de Castro Daire. Distância que aumenta nos casos que são encaminhados para Tondela.

A questão está a indignar os desempregados desta zona do país que pretendiam poder inscrever-se na sua zona de residência, que por acaso até um dos que maior densidade populacional tem no distrito de Viseu.

Em declarações ao Jornal do Centro, os desempregados lamentam a situação e apontam que estas deslocações contribuem “ainda mais para o desgaste material e financeiro a que ficaram sujeitos”, afirmando que GIP de Castro Daire tem poucas competências.

O GIP do concelho funciona nas instalações da Associação Empresarial de Castro Daire e é assessorado por trabalhadores dependentes da mesma, que estabeleceu um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Ora este GIP acaba por não ter uma ligação direta com o Centro de Emprego de Lafões inibindo por isso a inscrição dos desempregados, limitando-se, segundo afirmaram os desempregados da zona ao Jornal do Centro, a assegurar o controlo da apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego.


Veja também:

Artigos Relacionados