Hugo Moreira
Hugo Moreira
24 Mai, 2012 - 00:00

Desempregados livres da prestação da casa?

Hugo Moreira

O PCP propôs que os desempregados não paguem a casa ao banco, durante um determinado periodo de tempo. Só a 8 de Junho é que se vão decidir quais as alterações a fazer ao regime do crédito à habitação.

Desempregados livres da prestação da casa?

Os números do incumprimento são preocupantes, já que só este ano, foram entregues, em média, 25 casas por dia, enquanto, que no ano passado, o número era de 19 casas por dia.

O PCP apresenta esta proposta pois tendo em conta o crédito malparado que não pára de crescer, tal vai levar a que muitas pessoas percam as suas casas, o que não é desejável, além de não ser do interesse dos bancos.

Depois do PS ter pedido sugestões para a prevenção do incumprimento dos créditos à habitação e para as situações de pós-incumprimento e regularização de dívidas, o PCP apresenta a sua proposta. 

O partido defende que uma moratória no crédito à habitação, em caso de desemprego, até será do interesse dos bancos, além de permitir às pessoas vitimas de desemprego ficarem um determinado periodo de tempo sem pagarem o crédito habitação, o que lhes poderá permitir reequilibrar o seu orçamento familiar.