Design ecológico: estes logos são mais amigos do ambiente

Com o objetivo de reduzir o impacto ecológico do design, algumas marcas apresentam alterações aos seus logos para os tornar mais amigos do ambiente: veja as diferenças.

Design ecológico: estes logos são mais amigos do ambiente
Conheça o movimento Ecobranding

O design ecológico faz parte do movimento Ecobranding, isto é, uma tendência de algumas marcas que procuram alterar os seus logótipos de modo a que usem menos tinta e sejam, por isso, mais amigos do ambiente.

Logos mais amigos do ambiente: menos tinta, menos impacto ambiental

logotipos

Os consumidores raramente pensam na quantidade de tinta que as marcas usam nos seus logótipos e em todos os materiais que produzem em redor da marca. A verdade é que pequenas alterações podem significar reduções consideráveis do uso de tinta, logo, do impacto que estes produtos têm no ambiente.

São embalagens, rótulos, objetos, folhas, canetas: um sem fim de objetos que reproduzem o logótipo de uma determinada marca e que tem, obviamente, um pesa significativo no ambiente. Os designers têm, por isso, pensado em soluções que possam garantir a continuidade da imagem das marcas, mas com impactos menos determinantes no ambiente.

Este grupo de designer preocupados com a pegada humana no nosso planeta introduziu pequenas alterações num conjunto de logos bem conhecidos do público, retirando-lhes o preenchimento de algumas secções, que, apesar de não comprometer o reconhecimento da marca por parte do público, implicam um gasto muito menor de tinta.

Esta metodologia está assente em três princípios: visual performance, economical performance e ecological performance. O movimento denominado de Ecobranding apresenta-se como revolucionário no mundo do design, para que o futuro seja mais sustentável, permitindo, contudo, a manutenção das imagens reconhecidas mundialmente das marcas.

Veja também: