Viviane Soares
Viviane Soares
19 Jan, 2017 - 08:00

Dispositivo diagnostica 17 doenças com um sopro

Viviane Soares

Artificially intelligent nanoarray é o nome do dispositivo capaz de diagnosticar 17 doenças a partir de um sopro. Cancro do pulmão e esclerose múltipla são algumas delas.

Dispositivo diagnostica 17 doenças com um sopro

De acordo com uma notícia avançada pelo jornal britânico The Telegraph, uma equipa de cientistas israelitas está a desenvolver um dispositivo capaz de diagnosticar diversas patologias, entre elas cancro do pulmão, da bexiga, do rim, pré-eclâmpsia, esclerose múltipla ou mesmo Parkinson. Apesar de ainda não estar disponível no mercado, este dispositivo já foi testado num grupo de 1404 pessoas originárias de vários países.

Os cientistas revelam que cada doença tem uma respiração própria e, a partir do sopro é possível diagnosticar com rigor os diferentes químicos que compõem, nas suas palavras, a impressão digital da doença. Para além de ser um método não evasivo, o dispositivo de diagnóstico será ainda bastante acessível em termos de preço, na medida em que se prevê um custo de apenas 27,5€.

O estudo está a criar alvoroço entre os especialistas da área, sendo que alguns já referem que o artificially intelligent nanoarray pode vir a mudar o mundo.

As doenças são as seguintes: Cancro do pulmão; Cancro colorretal; Cancro da cabeça ou do pescoço; Cancro dos ovários; Cancro da bexiga; Cancro da próstata; Cancro do rim; Cancro do estômago; Doença de Crohn; Colite ulcerosa; Síndrome do intestino irritável; Parkinson idiopática; Parkinson atípica; Esclerose múltipla; Hipertensão arterial pulmonar; Pré-eclampsia; Doença renal crónica.

Veja também: