Clara Henriques
Clara Henriques
20 Jul, 2015 - 08:00

E se o seu cartão SIM desse para todas as operadoras?

Clara Henriques

A indústria tecnológica acaba de anunciar que está a criar um único cartão SIM, transversal a todas as operadoras. São boas notícias para os consumidores.

E se o seu cartão SIM desse para todas as operadoras?

Já se aborreceu com o processo de transferência de operadora móvel? Já teve mais do que o tempo devido à espera da portabilidade do seu número de telemóvel? Parece que o pesadelo desse processo está prestes a terminar!

Segundo notícia avançada, a Apple e a Samsung estão a trabalhar para criar um cartão SIM standard. Desta forma, todos os cartões utilizados nos telemóveis poderão vir a ser comuns a todas as operadoras e fabricantes da indústria.

O jornal Financial Times avança que “estes novos cartões, conhecidos como SIM, deverão permitir que um utilizador mude, instantaneamente, a operadora de um smartphone, tablet ou wearable. Hoje em dia, para mudar de cartão SIM, é necessário deslocar-se à operadora”.

Em comunicado, a GSMA, representante das operadoras móveis revela que “a ideia tem sido muito bem aceite por parte dos grandes players de mercado a nível mundial”, acrescentando ainda que o apoio da Apple e da Samsung, sendo elas as maiores fabricantes de smartphones a nível mundial, é fundamental para o projeto”.

A Apple já utiliza um cartão SIM virtual nos Estados Unidos e Reino Unido nos seus equipamentos iPad Air 2 e iPad Mini 3. A presidente executiva da GSMA, Anne Bouvert, refere que este projeto poderá ver a luz do dia já em 2016.

Veja também: