Clara Henriques
Clara Henriques
04 Mai, 2016 - 08:55

E se pudesse escolher o hospital onde quer ser consultado?

Clara Henriques

A partir de Maio já vai poder, finalmente, escolher em que hospital quer as suas consultas.

E se pudesse escolher o hospital onde quer ser consultado?

Se até agora todos os utentes que marcassem consultas eram automaticamente reencaminhados para os hospitais de referência na sua área de residência, a partir de maio há novas regras.

Segundo notícia avançada, o despacho publicado recentemente revela que, a partir de agora, “o cidadão que aguarde pela primeira consulta de especialidade hospitalar pode, em articulação com o médico de família responsável pela referenciação, optar por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a especialidade em causa”.

Esta medida estava prometida há muitos anos e traz ao utilizador, finalmente, liberdade de escolha dentro do Serviço Nacional de Saúde para optar onde pretende ser consultado.

Este projeto vai ser implementado em todo o país de forma gradual, sendo que o Serviço Nacional de Saúde esclarece que “essa referenciação terá por base critérios prioritários como o interesse do utente, a proximidade geográfica e os tempos médios de resposta, acessíveis através do Portal do SNS, para a primeira consulta de especialidade hospitalar nas várias instituições do SNS”.

Esta medida é válida para consultas da especialidade, sendo que as marcações passarão sempre pelos centros de saúde. Sabe-se também que “haverá uma comparticipação das deslocações em casos de doentes crónicos e carências económicas”.

Veja também: