Economia mundial vai crescer em 2014

As previsões globais do relativas ao crescimento global da economia são extremamento positivas para 2014.

3,7% é quanto se estima que a economia mundial cresça.

Economia mundial vai crescer em 2014
2014 será o ano de crescimento global da economia

O ano de 2014, embora ainda apenas com um mês de vida, já trouxe notícias mais positivas para a economia do que talvez os últimos quatro anos juntos. Hoje a boas notícias revelam que a economia mundial vai crescer 3,7% este ano. Os números são avançados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que está optimista quando ao crescimento não só da economia global, como também da economia da Zona Euro.

Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança e a verdade é que depois da grave crise económica que o mundo assistiu nos últimos anos, começam agora a sentir-se os primeiros sinais de retoma financeira. Embora alguns países tenham continuado a crescer e não se tenha verificado uma quebra tão acentuada na economia, vivemos numa era global em que as dinâmicas económicas estão todas associadas. Se há um continente que passa por uma grave crise, como é o caso da Europa, todas as outras economias, mal ou bem, se irão ressentir. 

A zona Euro

Em comunicado, o FMI acredita que a Zona Euro vai continuar a reforçar a sua recuperação económica, sendo que neste ano de 2014 já irá registar um crescimento de 1% e em 2015 a previsão de crescimento é de 1,4%.

No entanto, o FMI alerta para o facto desse aumento não ser homogéneo: “Nos países sob maior pressão financeira o PIB vai avançar menos. Em Espanha, Itália e França, por exemplo, o crescimento em 2014 vai situar-se entre 0,6 e 0,9%. Na Alemanha o produto vai crescer 1,6%. Fora da Zona Euro, a economia do Reino Unido vai aquecer 2,4% e a norte-americana vai crescer 2,8%”.

Já o PIB mundial deverá aumentar 3,7% e 3,9% em 2015, valores que ficam acima das últimas previsões.

Veja também: