Clara Henriques
Clara Henriques
12 Nov, 2013 - 18:33

Economia portuguesa recupera nas exportações

Clara Henriques

A economia portuguesa nem sempre é o mote perfeito para boas notícias, mas esta semana aconteceu. A subida das exportações trouxe uma lufada de ar fresco à balança comercial.

Economia portuguesa recupera nas exportações

O Instituto Nacional de Estatística divulgou ontem novos dados relativos às exportações e as notícias são positivas para a economia portuguesa. Segundo o INE, as exportações portuguesas voltaram a recuperar em Setembro, depois de terem registado uma queda no passado mês de Agosto. Desta forma e comparando os dados, as exportações subiram 9,8% em relação ao período homólogo do ano anterior (2012). Em Agosto deste ano, tinham descido 0,5%.

A economia portuguesa em muito beneficia com o equilibrio da balança comercial, que totalizou 3,9 milhões de euros de exportações em Setembro. Estes resultados positivos devem-se também ao desenvolvimento das relações comerciais com os países de fora da União Europeia (UE) que representam 17,6% de crescimento.

O peso das importações

Apesar do balanço positivo para a economia portuguesa, também houve um registo de aumento das importações. Ainda assim, este aumento não foi tão marcante como o das exportações, ficando pelos 3,7% em Setembro. Neste mês, o valor total das importações foi perto de 4,8 mil milhões de euros.

Estes dados divulgados pelo INE apontam para uma diminuição do défice da balança comercial em 137,3 milhões de euros. Desta forma, o peso das exportações face às importações fica em 1,6%. Manter o saldo positivo da balança comercial é uma das fortes apostas deste Executivo, uma vez que a economia portuguesa depende, em grande parte, desse equilíbrio.