Edward Snowden quer deixar os smartphones mais seguros

Apesar de ainda ser apenas um conceito, este acessório pretende deixar os smartphones mais seguros.

Edward Snowden quer deixar os smartphones mais seguros
Uma simples capa que pode fazer toda a diferença

Edward Snowden juntou-se ao hacker Andrew Huang e, juntos, criaram um acessório que pretende deixar os smartphones mais seguros. Uma ideia ainda numa fase embrionária mas que, segundo consta, pretende avisar o utilizador dos sinais emitidos indevidamente pelo smartphone.

Chama-se “The Introspection Engine”, é uma “simples” capa para iPhone e foi apresentada recentemente num evento do MIT Media Lab por Edward Snowden. Um acessório que pretende alertar os utilizadores para o facto de o smartphone estar a emitir sinais de rádio, ação que possibilita, por exemplo, que terceiros ouçam as conversas que estão a decorrer no raio de ação do smartphone. Outra das capacidades desta capa passa pela ocultação da posição do smartphone, algo que pode ser bastante útil para quem não pretende ser seguido ou monitorizado.

O ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos pretende iniciar o desenvolvimento de um protótipo para breve mas o facto de a tecnologia ser open source fará com que outras marcas copiem o conceito e adaptem a outros tipos de smartphone.

Recorde-se que no início de 2015, a Samsung também referiu que as Smart TV podiam ouvir as conversas ao redor e até partilhá-las com terceiros.


Veja também: