Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
15 Abr, 2017 - 09:00

EMEL lança aplicação de estacionamento para frotas

Sara Piteira Mota

A aplicação de estacionamento da EMEL permite ao gestor de frotas controlar os estacionamentos de todos os carros e simplifica o pagamento.

EMEL lança aplicação de estacionamento para frotas

Quer estacionar as viaturas da sua frota em Lisboa mas não tem trocos suficientes? Não há problema. A pensar nas empresas que têm de gerir diariamente as suas frotas, a EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa – criou uma nova aplicação de estacionamento.

O objetivo desta aplicação é ajudar a controlar o estacionamento das frotas e facilitar o processo de pagamento, especialmente para os condutores que muitas vezes não têm moedas para pagar o parquímetro.

O presidente da EMEL, Luís Marques, referiu que esta aplicação surge na sequência de muitos pedidos feitos pelas empresas que operam na capital. “Após um ano de contínuos sucessos da app ePark para particulares e respondendo a várias solicitações criámos a versão empresarial da app ePark”, referiu o presidente da EMEL.

Como funciona a aplicação de estacionamento ePark Empresas?

O novo sistema de pagamento de estacionamento – ePark Empresas – permite fazer o pagamento através do smartphone. Para tal, basta que a empresa registe as viaturas da frota e os seus utilizadores e, a partir desse momento, já podem estacionar em Lisboa efetuando o pagamento do estacionamento no smartphone. O custo do parqueamento será associado à conta da empresa.

Mesmo que esteja a meio de uma reunião e o tempo do parquímetro esteja a chegar ao fim, basta aceder ao telemóvel e fazer um novo pagamento.

A ePark Empresas está organizada numa plataforma que é atualizada pelo gestor da empresa. O responsável de frotas tem de registar as matrículas da frota, associar as matrículas a cada colaborador e identificar quais os trabalhadores que podem estacionar. A aplicação envia um alerta ao gestor de frotas quando é necessário atualizar o saldo da empresa. Após fazer o carregamento da conta da empresa, o responsável recebe uma fatura.

Atualmente, a aplicação para particulares conta com cerca de 180 mil aderentes, dos quais 12 mil são viaturas de empresas.

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O que é a ePark?

A ePark é a uma aplicação de pagamento do estacionamento por telemóvel, desenvolvida pela EMEL. O objetivo é facilitar a vida aos milhares de condutores que se deslocam em Lisboa.

Como usar a aplicação de estacionamento?

Basta aceder à pagina da EMEL e fazer o login com o seu email e palavra-passe. Quando tiver de estacionar, deve indicar qual foi o local onde estacionou na caixa de pesquisa de ruas ou deslocando o ponto no mapa até ao local onde estacionou. É fácil, basta ter a localização (georreferenciação) do smartphone ligada.

Depois deve indicar quanto tempo quer estacionar (2 ou 4 horas). Escolha uma das matrículas que tem guardadas no smartphone ou adicione uma nova e confira no ecrã o tempo selecionado e o custo.

Quanto custa a utilização do ePark?

A instalação e utilização da app ePark é gratuita. O cliente paga apenas o valor dos estacionamentos que realizar. A vantagem desta aplicação é que permite parar a contagem do tempo de estacionamento assim que regressa ao veículo e mesmo que ainda faltem 15 minutos.

Como é que a EMEL sabe que está pago?

Os agentes da EMEL têm uma aplicação própria que permite consultar em tempo real os estacionamentos que estão a ser pagos através da app ePark. Mas atenção: quando estiver a usar a ePark deve certificar-se de que introduz corretamente a matrícula, o tarifário e horário da zona e o local onde está estacionado.

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