Fernanda Silva
Fernanda Silva
18 Mai, 2016 - 10:00

Há 1.200 bolsas de investigação para atribuir em 2016

Fernanda Silva

Segundo a Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2016 vão ser abertas 1.200 bolsas de investigação de doutoramento e pós-doutoramento.

Há 1.200 bolsas de investigação para atribuir em 2016

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional para a ciência, tecnologia e inovação. Está na dependência do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e é a entidade responsável por subsidiar a investigação em Portugal.

O concurso de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento para 2016 está a ser lançado esta semana. A FCT prevê atribuir 1.200 bolsas de investigação, mais 267 do que as aprovadas em 2015. 800 serão bolsas de doutoramento e 400 de pós-doutoramento.

O maior aumento foi nas bolsas de doutoramento. Serão abertas mais 401 que no ano passado. Já o número de bolsas de pós-doutoramento é menor, mas a FCT avançou que o objetivo passa por substituir, progressivamente, este tipo de bolsas pela contratação de doutorados.

As candidaturas poderão ser submetidas entre 15 de Junho e 15 de Julho. E os resultados deverão ser conhecidos em Novembro.

Estas bolsas de investigação visam apoiar projetos de cidadãos nacionais, de outros estados membros da União Europeia ou de estados terceiros, residentes em Portugal, ou ainda de cidadãos de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

As bolsas de pós-doutoramento destinam-se a candidatos doutorados, preferencialmente há menos de seis anos, para realizarem investigação em instituições científicas portuguesas de reconhecida idoneidade. A duração máxima desta bolsas de investigação é de seis anos.

Já as bolsas de doutoramento são vocacionadas para licenciados ou mestres que pretendam obter o grau académico de doutor, desenvolvendo um projeto de investigação. A duração máxima da bolsa é de quatro anos e a mínima de três meses. 
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: